domingo, 8 de setembro de 2013

Sistema de Numeração Decimal - Ordens e Classes


É importante que  durante a abordagem do assunto de ordens e classes o professor confeccione uma tabela onde possa realizar junto com os alunos as separações e leituras dos números como foi proposto aos alunos do 6º ano com a "Tabela das Posições" durante a aula de experiência matemática. Pois, além de facilitar na visualização o aprendizado fica muito mais fácil, visto que é difícil na maioria da vezes para o aluno realizar a leitura dos números com muitas classes como por exemplo; o número três milhões, quinhentos e seis mil, oitocentos e vinte oito - 3.506.828. 



Durante a atividade cada aluno foi sendo escolhido e chamado a frente( ao centro da sala), depois o mesmo(a) retirava um papel na 1º "Caixinha"  que continha um número com maiores ou menores quantidades de algarismos. Em seguida, na 2º "Caixinha dos Números" o aluno tinha que retirar os algarismos necessários para que ele pudesse colocá-los em ordem na tabela de acordo com o número que havia retirado na 1º caixinha. Terminando de colocar em ordem na tabela, o aluno fazia a leitura do número e ainda respondia algumas perguntas como: Qual é o antecessor do número que você retirou?, Qual o seu sucessor? ou Qual o consecutivo?, Como ele é escrito?... Perguntas de acordo com o conteúdo estudado.


Ao fim da atividade, os resultados foram satisfatórios, a maioria dos alunos incluindo todas as 3 turmas nesta observação, realizaram tanto quanto as separações corretas quanto ás leituras dos números retirados, um dos pontos importantes, almejados da atividade desenvolvida, ou seja, saber principalmente a leitura de números com muitas casas decimais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário