quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desenvolvimento de projeto em sala de aula com integração das tecnologias ao currículo



Componentes: Angela, Eva, Suzanne.
Atividade 3.4 - Desenvolvimento de projeto em sala de aula com integração das tecnologias ao currículo

A vantagem de trabalhar o conteúdo de figuras geométricas em sala de aula é levar o educando a perceber que em nosso meio existem diversas imagens semelhantes às trabalhadas em sala de aula. O homem devido a sua observação do meio percebeu as diversas imagens da natureza e descobriu as formas geométricas em nossa volta, ou seja, em nosso dia a dia como triângulo, retângulo, circulo e quadrado. Assim, os alunos além de aprenderem a história das figuras, vão ao longo do tempo aprendendo os nomes das formas, abrindo investigações do lugar, como por exemplo, onde ele mora, quais formas geométricas existentes, na sua casa, na escola ou na própria sala de aula.
Quando o professor for desenvolver o assunto, terá em suas mãos diversas possibilidades de tornar á aula prazerosa para o aluno, criando o hábito de investigação levando as descobertas de padrões nas construções e principalmente uma percepção intuitiva das figuras que ocupam maior ou menor espaço.

UNIDADE 3- PLANO DE AULA



Curso: Ensinando e aprendendo com as Tic’s
Escola:  E.T.I Comendador Pádua Fleury
Cursistas: Angela, Eva, Suzanne

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer as formas geométricas:
- Identificar as diversas formas geométricas em lugares diferentes;
- Conhecer jogos referentes às formas geométricas.
Duração das atividades
seis aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conversa informal sobre a diversidade de formas dos objetos que estão a nossa volta, começando pela sala de aula, tais como: o quadro, a cadeira, a mesa, a porta, a borracha, etc....
Estratégias e recursos da aula
1ª Aula: 40 minutos
Organizar o espaço para que todos possam estar bem, apresentar algumas figuras geométricas, em madeira e plástico, e assim iniciar a conversa e investigar até onde eles conhecem as figuras geométricas que foram apresentadas a eles.

Imagens da própria autora
Explicar que quase tudo que usamos tem forma geométrica, como o lápis, borracha, caderno e assim por diante.
Pedir para que os alunos escolham formas geométricas para fazerem um desenho, que será colocado  no mural da escola. Dispor de material como:  papel, lapis de cor, se necessário  cola e tesoura e deixar que façam seus desenhos. Distribuir uma atividade impressa para que identifiquem  e pintem as figuras geométricas conforme as cores pedidas. No mosaico abaixo pedir que identifiquem as figuras geométricas colorindo conforme as cores indicadas acima.

                                                                                                                                                                                         
 Desenho da aluna da  autora da aula                                                 http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/
Depois de prontos os desenhos, pedir para eles observarem  as seu redor para ver se tem alguma figura geométrica e quais são elas? Se tem alguma igual ou parecida com aquelas que eles observaram a poucos instantes atrás.
2ª Aula: 40 minutos
Para podermos realizar essa aula buscaremos as formas geométricas existente em nossa volta, ou seja, em nosso dia a dia como (triângulo, retângulo, circulo e quadrado), podemos observar que até os conteúdos que estudamos em matemática envolvem figuras geométricas.  Dispor de atividade impressa para as crianças pintarem as figura geométricas, contarem e relacionarem as figuras aos numerais.


Figura disponível em http://www.cirandacultural.com.br                               Figura disponível em:   http://annacrafts.wordpress.com/2011/11/30/ensinando-geometria-no-natal-atividades-prontas/  

3ª Aula: 40 minutos
Apresentar às crianças um poema impresso sobre as formas geométricas. Orientar para que façam a leitura individual  e depois em voz alta. Em seguida cantar  com os mesmos. Após, as crianças poderão pintar as formas geométricas que aparecem abaixo do texto.
Poema

Imagem retirada:  http://marlarte.blogspot.com.br/2010/08/blog-post_6032.html
 4ª Aula: 40 minutos
1ª Atividade: Fazer um passeio pela escola e aos arredores da mesma com os alunos, perguntando aos mesmos o que veem e quais formas geométricas são iguais ou parecidas com as que observaram em sala.
2ª Atividade: Organizar as alunos na sala e pedir para que desenhem algo que eles observaram lá  fora, e  que tem forma de figuras geométricas. Dispor de folha sulfite, lápis de cor, ajudando sempre que for necessário.
Desenho feito por um aluno:

Da própria autora
5ª Aula: 40 minutos


figura retirada:  http://www.escolakids.com/tangram.htm
 Considerando que o trabalho  realizado na Sala de Recursos Multifuncional se dá com poucos alunos, organize os mesmos em duplas (A e B) e explique que eles farão um jogo, utilizando o Tangram, no qual uma equipe será a emissora e a outra, a receptora.
Entregue um Tangram completo para cada equipe, coloque as equipes sentadas na mesma posição (e não uma de frente para a outra), com um biombo (ou algum objeto semelhante) para separá-las e impedir que uma veja o que a outra está fazendo. Diga à equipe A que ela deverá construir o que desejar com as peças do Tangram e, quando terminar, sem mover nenhuma peça, deverá ditar para a equipe B o que fez para que os alunos possam construir a mesma figura. Lembre-se de que a quantidade de peças utilizada é uma variável que interfere na complexidade do problema. Se julgar adequado, proponha que as crianças utilizem apenas uma parte delas. Enquanto a equipe A constrói a figura, peça para a equipe B aguardar.
Ao final, retire o biombo e peça que as crianças comparem as figuras  construídas e vejam como ficaram. Nesse momento, é bem provável que as figuras tenham ficado bem diferentes, considerando que as crianças da equipe A podem não ter  conseguido ditar com muita precisão e nem ter atentado para detalhes espaciais importantes, como a posição da figura e sua localização, e nem ter usado o vocabulário geométrico adequado. Proponha uma discussão analisando as duas figuras e questione as crianças sobre o porquê de terem ficado tão diferentes. Pergunte o que a equipe A deveria ter dito para a equipe B conseguir chegar mais perto da construção da figura, e quais informações a equipe A deu para a equipe B que não foram necessárias. Inverta os grupos e realize, novamente, o mesmo jogo. Ao final, discuta com todos e analise o que mudou entre a primeira vez que jogaram e agora. 
Sugestão retirada e adequada do site: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tangram-geometria-figuras-planas-618928.shtml
 6ª Aula -  40 minutos
Organizar as crianças para usarem os computadores, da Sala de Recursos Multifuncional, para exploração de jogos educativos tais como: Cores e formas que exploram as figuras geométricas de diferentes formas e posições e exploração de alguns sites para exercitar o jogo do Tangram.


http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/
Recursos Complementares
Avaliação-  Observar se as atividades estão sendo realizadas pelos alunos, considerando a participação, atenção e envolvimento dos mesmos em todos os momentos: nas atividades de sala, nos passeios; se eles conseguiram fazer seus desenhos usando as formas geométricas e observar se realmente aprenderam sobre figuras geométricas.
Disponível no Portal do professor:
acessado no dia 28/11/2012.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Plano de aula de matemática



UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury
PROFESSORA: Suzanne Pereira Mattos
DISCIPLINA: Experiência Matemática                                                           3º BIMESTRE
ANO/SERIE/PERÍODO: 6º 1, 2  e 3                                        DATA:
1-EIXOS NORTEADORES:
UNIDADE II: ESPAÇO E FORMA
UNIDADE III: GRANDEZAS E MEDIDAS
2- COMPETÊNCIAS:
UNIDADE II: Ser capaz de ver que a geometria, contribui para aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a aplicação de propriedades e a transformação de figuras.
UNIDADE III: Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.
3 – HABILIDADES:
UNIDADE II:Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, perímetro, da área em ampliações e reduções de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
UNIDADE III: Comparar e estimar medidas de massa por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando unidade de medida na resolução de problemas. Conhecer as unidades de medidas e sua aplicação no contexto diário. Construir o conceito de área através da composição e decomposição de superfícies planas. Identificar a relação centesimal existente entre unidades de medida de superfície do sistema métrico decimal.
4-CONTEÚDOS:
UNIDADE II: Figuras planas: Perímetros e áreas
UNIDADE III: O comprimento: medindo trajetórias e contornos ; Área: medida de superfície.
5- CRONOGRAMA DAS AULAS PREVISTAS:
Nº AULA
DATA
METODOLOGIA
RECURSOS
01/ Segunda
17/09


Trabalhando quadriláteros, perímetros e áreas na quadra de esportes da escola.
Realizando relatório da atividade desenvolvida.
Quadro, Pincel;
Pesquisas e estudos diversos;
Quadra de esportes da Escola;
Fita métrica;
Giz branco.

02/ Terça
18/09

02/ Quarta
19/09
01/ Sexta
21/09
Realizando relatório da atividade desenvolvida
      Quadro, Pincel.

6- SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

Interesse e participação do aluno na discussão do assunto e realização das atividades propostas em classe e extraclasse.


7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A conquista da matemática. Ed. Renovada. São Paulo: 2009. (Coleção a conquista da matemática).
GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A conquista da matemática: a + nova. Ed. FTD. São Paulo: 2002.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e realidade. Editora atual. 6ª ed. São Paulo: 2009
MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática idéias e desafios.  Editora saraiva. 9ª ed. São Paulo: 2000. (reformulada e ampliada conforme orientações dos PCNs).
MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática idéias e desafios.  Editora saraiva. 8ª ed. São Paulo: 1999.
Projeto Araribá: matemática/obra coletiva. Editora moderna. 1ª Ed.São Paulo: 2006.
SOUZA, Joamir Roberto de; PATARO, Patricia Rosana Moreno. Vontade de saber matemática. Editora FTD. 1ª Ed. São Paulo: 2009. (Coleção vontade de saber).

8- OBSERVAÇÃO:
O processo avaliativo da disciplina de Experiência Matemática leva em consideração não só
á participação contínua do aluno nas aulas, mas o seu interesse, a curiosidade, o espírito de investigação, o desenvolvimento da sua capacidade para resolver problemas propostos,  com a finalidade de aprofundar os conceitos estudados durante a aula de matemática, por meio de metodologias diferenciadas que ajudam a integrá-los nas situações que levem ao exercício da análise e da reflexão.