quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Plano de aula de matemática



UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury
PROFESSORA: Suzanne Pereira Mattos
DISCIPLINA: Experiência Matemática                                                           3º BIMESTRE
ANO/SERIE/PERÍODO: 6º 1, 2  e 3                                        DATA:
1-EIXOS NORTEADORES:
UNIDADE II: ESPAÇO E FORMA
UNIDADE III: GRANDEZAS E MEDIDAS
2- COMPETÊNCIAS:
UNIDADE II: Ser capaz de ver que a geometria, contribui para aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a aplicação de propriedades e a transformação de figuras.
UNIDADE III: Compreender o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza.
3 – HABILIDADES:
UNIDADE II:Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, perímetro, da área em ampliações e reduções de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
UNIDADE III: Comparar e estimar medidas de massa por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando unidade de medida na resolução de problemas. Conhecer as unidades de medidas e sua aplicação no contexto diário. Construir o conceito de área através da composição e decomposição de superfícies planas. Identificar a relação centesimal existente entre unidades de medida de superfície do sistema métrico decimal.
4-CONTEÚDOS:
UNIDADE II: Figuras planas: Perímetros e áreas
UNIDADE III: O comprimento: medindo trajetórias e contornos ; Área: medida de superfície.
5- CRONOGRAMA DAS AULAS PREVISTAS:
Nº AULA
DATA
METODOLOGIA
RECURSOS
01/ Segunda
17/09


Trabalhando quadriláteros, perímetros e áreas na quadra de esportes da escola.
Realizando relatório da atividade desenvolvida.
Quadro, Pincel;
Pesquisas e estudos diversos;
Quadra de esportes da Escola;
Fita métrica;
Giz branco.

02/ Terça
18/09

02/ Quarta
19/09
01/ Sexta
21/09
Realizando relatório da atividade desenvolvida
      Quadro, Pincel.

6- SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

Interesse e participação do aluno na discussão do assunto e realização das atividades propostas em classe e extraclasse.


7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A conquista da matemática. Ed. Renovada. São Paulo: 2009. (Coleção a conquista da matemática).
GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A conquista da matemática: a + nova. Ed. FTD. São Paulo: 2002.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e realidade. Editora atual. 6ª ed. São Paulo: 2009
MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática idéias e desafios.  Editora saraiva. 9ª ed. São Paulo: 2000. (reformulada e ampliada conforme orientações dos PCNs).
MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática idéias e desafios.  Editora saraiva. 8ª ed. São Paulo: 1999.
Projeto Araribá: matemática/obra coletiva. Editora moderna. 1ª Ed.São Paulo: 2006.
SOUZA, Joamir Roberto de; PATARO, Patricia Rosana Moreno. Vontade de saber matemática. Editora FTD. 1ª Ed. São Paulo: 2009. (Coleção vontade de saber).

8- OBSERVAÇÃO:
O processo avaliativo da disciplina de Experiência Matemática leva em consideração não só
á participação contínua do aluno nas aulas, mas o seu interesse, a curiosidade, o espírito de investigação, o desenvolvimento da sua capacidade para resolver problemas propostos,  com a finalidade de aprofundar os conceitos estudados durante a aula de matemática, por meio de metodologias diferenciadas que ajudam a integrá-los nas situações que levem ao exercício da análise e da reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário