UNIDADE
ESCOLAR: Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury
|
|||
PROFESSORA:
Suzanne Pereira Mattos
|
|||
DISCIPLINA:
Experiência Matemática
3º
BIMESTRE
|
|||
ANO/SERIE/PERÍODO:
6º 1, 2 e
3 DATA:
|
|||
1-EIXOS
NORTEADORES:
UNIDADE
II: ESPAÇO E FORMA
UNIDADE III:
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
|||
2-
COMPETÊNCIAS:
UNIDADE II: Ser capaz de ver que a
geometria, contribui para aprendizagem dos números e medidas, estimulando a
observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a
aplicação de propriedades e a transformação de figuras.
UNIDADE III: Compreender o
significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso
no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a
comparação de grandezas de mesma natureza.
|
|||
3 – HABILIDADES:
UNIDADE II:Reconhecer a
conservação ou modificação de medidas dos lados, perímetro, da área em
ampliações e reduções de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
UNIDADE III: Comparar e estimar
medidas de massa por meio de estratégias pessoais ou convencionais utilizando
unidade de medida na resolução de problemas. Conhecer as unidades de medidas
e sua aplicação no contexto diário. Construir o conceito de área através da
composição e decomposição de superfícies planas. Identificar a relação centesimal
existente entre unidades de medida de superfície do sistema métrico decimal.
|
|||
4-CONTEÚDOS:
UNIDADE II: Figuras planas: Perímetros
e áreas
UNIDADE III: O comprimento:
medindo trajetórias e contornos ; Área: medida de superfície.
|
|||
5- CRONOGRAMA DAS AULAS PREVISTAS:
|
|||
Nº AULA
|
DATA
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
01/ Segunda
|
17/09
|
Trabalhando
quadriláteros, perímetros e áreas na quadra de esportes da escola.
Realizando
relatório da atividade desenvolvida.
|
Quadro, Pincel;
Pesquisas e estudos diversos;
Quadra de esportes da Escola;
Fita métrica;
Giz branco.
|
02/ Terça
|
18/09
|
||
02/ Quarta
|
19/09
|
||
01/ Sexta
|
21/09
|
Realizando relatório da atividade desenvolvida
|
Quadro, Pincel.
|
6-
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Interesse e participação do aluno na discussão do assunto e
realização das atividades propostas em classe e extraclasse.
|
|||
7
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A conquista da
matemática. Ed. Renovada. São Paulo: 2009. (Coleção a conquista da
matemática).
GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito. A
conquista da matemática: a + nova. Ed. FTD. São Paulo: 2002.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e
realidade. Editora atual. 6ª ed. São Paulo: 2009
MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática idéias e desafios. Editora saraiva. 9ª ed. São Paulo: 2000.
(reformulada e ampliada conforme orientações dos PCNs).
MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática idéias e desafios. Editora saraiva. 8ª ed. São Paulo: 1999.
Projeto Araribá:
matemática/obra coletiva. Editora moderna. 1ª
Ed.São Paulo: 2006.
SOUZA, Joamir Roberto de; PATARO, Patricia Rosana Moreno. Vontade de
saber matemática. Editora FTD. 1ª Ed. São Paulo: 2009. (Coleção vontade
de saber).
|
|||
8- OBSERVAÇÃO:
O processo avaliativo da disciplina
de Experiência Matemática leva em consideração não só
á
participação contínua do aluno nas aulas, mas o seu interesse, a curiosidade,
o espírito de investigação, o desenvolvimento da sua capacidade para resolver
problemas propostos, com a finalidade
de aprofundar os conceitos estudados durante a aula de matemática, por meio
de metodologias diferenciadas que ajudam a integrá-los nas situações que
levem ao exercício da análise e da reflexão.
|
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Plano de aula de matemática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário