Atividade 4.3: leitura, reflexão e
discussão sobre mídia-educação: a distância, em grupos, de reflexão.
Os
novos equipamentos tecnológicos que estão surgindo, vem alterando cada vez mais
o meio de comunicação na disseminação de cultura, moral e ideológica. Portanto
é necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossa vida,
para que possa apropriar de forma crítica e construtiva, com também, escolher
quais mídias são mais apropriadas às nossas necessidades pessoais e coletivas,
quais usos desejamos, ou quais usos pretendemos evitar.
Sabemos
que hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são
compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. No
entanto,os códigos: O verbal/texto (uso da palavra na forma oral ou escrita), o
código icônico/imagem (imagem parada ou em movimento) e o código sonoro/som
(música/ruídos ou onomatopeia, apontam ou sugerem alguma informação). Porém, a
Educação deve dar-seem duas dimensões indissociáveis como ferramenta pedagógica
e como objeto de estudo analisando a cada contexto de aprendizagem o nível de aproveitamento do uso da Mídia na Educação por ser uma nova forma os profissionais da educação
precisam estar atentos e aprender, visto
quea mídia penetram nossa realidade, transformando a cada dia e dando forma
diferente. Segundo “ Orofino (2005) é preciso transformar
a escola num local de produção de mídias”.
De
acordo com a leiturano guia do cursista na pág. 188, Caldas 2001 “Utilizar a
mídia na escola é o primeiro passo para a leitura de mundo, como também é
fundamental que os leitores aprendam antes de ler o mundo em que vivem, por
meio da construção de suas próprias narrativas. Só assim será possível a
construção do conhecimento, a transformação do educando como sujeito de sua
própria história”.
GRUPO: Angela, Eva, Suzanne
Nenhum comentário:
Postar um comentário