terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas



Atividade 4.3: leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação: a distância, em grupos, de reflexão.

Os novos equipamentos tecnológicos que estão surgindo, vem alterando cada vez mais o meio de comunicação na disseminação de cultura, moral e ideológica. Portanto é necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossa vida, para que possa apropriar de forma crítica e construtiva, com também, escolher quais mídias são mais apropriadas às nossas necessidades pessoais e coletivas, quais usos desejamos, ou quais usos pretendemos evitar.
Sabemos que hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. No entanto,os códigos: O verbal/texto (uso da palavra na forma oral ou escrita), o código icônico/imagem (imagem parada ou em movimento) e o código sonoro/som (música/ruídos ou onomatopeia, apontam ou sugerem alguma informação). Porém, a Educação deve dar-seem duas dimensões indissociáveis como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo analisando a cada contexto de aprendizagem o nível de aproveitamento  do uso da Mídia na Educação por ser  uma nova forma os profissionais da educação precisam  estar atentos e aprender, visto quea mídia penetram nossa realidade, transformando a cada dia e dando forma diferente. Segundo “ Orofino (2005) é preciso transformar a escola num local de produção de mídias”.
De acordo com a leiturano guia do cursista na pág. 188, Caldas 2001 “Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura de mundo, como também é fundamental que os leitores aprendam antes de ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias narrativas. Só assim será possível a construção do conhecimento, a transformação do educando como sujeito de sua própria história”.
GRUPO: Angela, Eva, Suzanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário