Atividade 4.4 - Planejando a produção de um documento multimídia
De acordo com a leitura realizada
do texto “Mídia, escola e leitura crítica do mundo” de Graça Caldas, observa-se
uma reflexão da utilização da mídia na escola, ou seja, a “imprensa’’
discutindo a importância da leitura critica da mídia para o desenvolvimento da
leitura do aluno, proporcionando o levantamento de questionamentos, que despertem
o interesse, a curiosidade, estimulo para a busca do novo. Favorecendo a construção
da linguagem, onde tudo isso vai influenciar na formação dos
cidadãos de amanhã, por meio do desenvolvimento de suas capacidades, observando
a importância dos veículos de comunicação e criticando a exagerada
inserção de trechos de discursos jornalísticos nos livros didáticos em
detrimento de outros gêneros, sem que haja uma leitura critica da noticia e discussão.
Por isso, diante do assunto
exposto, concordamos com a visão da autora, pois é importante a escola possuir um
ambiente no qual o aluno poderá acessar a internet ou ler noticias, para lidar
com os conhecimentos formais, realizando leituras de textos, discutindo a
responsabilidade social da imprensa e do jornalista, realizando a interpretação
da linguagem utilizada pela mídia, observando que será o modo como o professor irá
desenvolver um determinado conteúdo utilizando-se desse meio que devera ser o
diferencial. Logo o professor tem que saber utilizar adequadamente este
recurso, para que não aconteça “uma mera
instrumentação de conteúdos e demonstração do processo de produção da notícia” como
menciona a autora, sem que haja uma meta à buscar, por meio na união do
trabalho dos professores e jornalista, promovendo de maneira rica e prazerosa o desenvolvimento do saber, pelo
o processo de produção da imprensa.
GRUPO: Angela, Eva, Suzanne
Nenhum comentário:
Postar um comentário