sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Planejando a produção de um documento multimídia



Atividade 4.4 - Planejando a produção de um documento multimídia

De acordo com a leitura realizada do texto “Mídia, escola e leitura crítica do mundo” de Graça Caldas, observa-se uma reflexão da utilização da mídia na escola, ou seja, a “imprensa’’ discutindo a importância da leitura critica da mídia para o desenvolvimento da leitura do aluno, proporcionando o levantamento de questionamentos, que despertem o interesse, a curiosidade, estimulo para a busca do novo. Favorecendo a construção da linguagem, onde tudo isso vai influenciar na formação dos cidadãos de amanhã, por meio do desenvolvimento de suas capacidades, observando a importância dos veículos de comunicação e criticando a exagerada inserção de trechos de discursos jornalísticos nos livros didáticos em detrimento de outros gêneros, sem que haja uma leitura critica da noticia e discussão.
Por isso, diante do assunto exposto, concordamos com a visão da autora, pois é importante a escola possuir um ambiente no qual o aluno poderá acessar a internet ou ler noticias, para lidar com os conhecimentos formais, realizando leituras de textos, discutindo a responsabilidade social da imprensa e do jornalista, realizando a interpretação da linguagem utilizada pela mídia, observando que será o modo como o professor irá desenvolver um determinado conteúdo utilizando-se desse meio que devera ser o diferencial. Logo o professor tem que saber utilizar adequadamente este recurso, para que não aconteça “uma mera instrumentação de conteúdos e demonstração do processo de produção da notícia” como menciona a autora, sem que haja uma meta à buscar, por meio na união do trabalho dos professores e jornalista, promovendo de maneira rica e prazerosa o desenvolvimento do saber, pelo o processo de produção da imprensa.

GRUPO: Angela, Eva, Suzanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário